Foto: Nathália Schneider (Diário)
Depois de sete anos sem ser realizada, a tradicional celebração do Dia do Vizinho, em Santa Maria, está de volta. O evento será realizado pela prefeitura em 20 de agosto, das 8h e 17h. As inscrições das ruas começaram nesta quinta-feira (3) e vão até 10 de agosto,por meio do formulário. A festa nos bairros e no centro foi implementada pela prefeitura em 1989, na gestão do prefeito Evandro Behr, com apoio do jornal A Razão, o qual impulsionou a festa por mais de 25 anos consecutivos.
O objetivo da volta do encontro é fomentar a união comunitária. Na primeira edição, foram 33 ruas participantes do Dia do Vizinho, conforme os registros de Iara Druzian, produtora cultural que na época integrava a Secretaria de Esportes e Eventos do município.
Histórico
Muitos santa-marienses guardam na memória as festas, em que as ruas eram enfeitadas, o trânsito fechado, brincadeiras eram feitas nas calçadas, entre tantas outras atividades, como almoço e lanches comunitários. Tudo com o objetivo de integrar a vizinhança, os verdadeiros protagonistas do evento. Nos anos com maior engajamento, mais de 100 ruas se credenciavam para promover as festividades.
No começo, a prefeitura deu as faixas para enfeitar as ruas e a Brigada Militar trancava todas as vias participantes. Na 3ª edição, com mais de 33 ruas inscritas, cada uma tinha que fechar os locais como podiam e confeccionar suas respectivas faixas também.
Nesta edição, o evento é realizado pela prefeitura municipal de santa maria e tem a promoção do Grupo Diário e do Bei. Tem o patrocínio da Construtora Jobim e Delivery Much, e apoio de Via Glasses e Risoto Gourmet.
Como participar
- Estão abertas as inscrições para que representantes de cada rua enviem seus formulários preenchidos com a programação, dados e comprovante de residência do representante. As inscrições e o regulamento podem ser conferidas por meio do formulário
- Deverá ser indicado um coordenador e quatro colaboradores por rua inscrita. Estes deverão ter idade superior a 18 anos.
- O prazo de inscrição vai até o dia 10 de agosto
- Os 30 primeiros a enviar o formulário recebem o kit do Dia do Vizinho, que terá alimentos e decoração para contribuir com a festa
- Dúvidas ou dificuldades sobre o preenchimento da inscrição, poderão ser sanadas pelo telefone (55) 3213-7183, em horário comercial
- Só serão válidas ruas de Santa Maria/RS
- Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
Kit do Dia do Vizinho
As trinta (30) primeiras inscrições validadas receberão o Kit do Dia do Vizinho:
- 1 kg de arroz;
- 2 unid. de refrigerante 2L;
- 1 pacote de pipoca 400g;
- 1 pacote de erva mate;
- Bandeirinhas decorativas;
- 1 faixa em lona para identificação e decoração da rua;
- 1 camiseta do projeto
- 1 placa instagramável
Premiações
O Dia do Vizinho 2023 premiará com um troféu as três ruas, dentre as participantes, que mais se destacarem nas seguintes categorias, sendo uma por categoria:
1º A rua que mais publicar fotos de sua festa no Instagram com a Hashtag #diadovizinho2023
2º A rua que tiver a maior programações/atividades planejadas e realizadas para o Dia do Vizinho – As atividades deverão estar constadas na inscrição e terem sua realização comprovadas por meio de fotos
3º A rua com a melhor decoração e pessoas engajadas
4º Os troféus para os vencedores das três categorias acima serão entregues em dia, horário e local a serem marcados com o coordenador de cada rua, via telefone constado na inscrição, durante o mês de agosto
Dia do Vizinho 2023
- 20 de agosto
- Evento ocorrerá das 8h às 17h
- Inscrições de 3 a 10 de agosto via formulário (no site do Diário e nos destaques do Instagram do Diário, do Bei e da prefeitura de Santa Maria)
- Os 30 primeiros inscritos receberão um kit vizinho com ajuda para realizar o evento
- Na hora da inscrição, cada rua tem que ter um responsável e quatro colaboradores
- A prefeitura irá fechar as ruas participantes
- Haverá concurso para escolher as ruas mais envolvidas na festa
- O Dia do Vizinho é realizado pela prefeitura
- Diário e BEI farão a cobertura no dia
- Dúvidas e informações: (55) 3213-7183